Páginas

quarta-feira, 23 de junho de 2010


QUE ESCOLA QUEREMOS?

Nossas escolas estão cercadas de muros e nossos alunos são produtos de uma sociedade violenta e sem escrúpulos. A educação deve ser pensada de forma profunda e com seriedade, levando em consideração o contexto atual que vivemos. Os valores, os princípios morais e éticos precisam ser resgatados. Muito se fala do compromisso e do papel da escola, da relação da mesma com as famílias, e a relação dos educandos com o ambiente educacional e o ambiente familiar. Questões corriqueiras neste meio, discusões sobre como a escola pode trabalhar a humanização da instituição escolar.Quatro horas diárias que crianças, adolescenbtes e jovens frequentam a escola, entram em contato com um número infindável de informações, emoções e ideias. O compromisso do educador perpassa o currículo escolar, faz parte da construção de pessoas, faz interferência direta e indireta na construção e reconstrução de conceitos. Sendo assim,, o espaço educacional não se encontra desvinculado da sociedade como se fossem coisas distintas, pelo contrário são complementares, o que desvirtua a concepção de: "educar para a vida", a vida é o momento presente, a vida não pode ser pensada somente como futuro. A escola deve priorizar o conhecimento, mas deve também reconhecer e inserir no seu trabalho valores como: respeito, responsabilidade, ética, compromisso e valorização da vida. Estes são princípios básicos inerentes ao ser "humano". Para ser professor, é preciso amar, ter vocação, desejar fazer a diferença, sonhar...Aqueles que amam o que fazem, tem o poder da mudança...tem a força e a fé focados no trabalho que realizam e vão dia após dia plantando sementes...que um dia darão flores e frutos, derrubando muros e construindo jardins.

Nenhum comentário: