Páginas

sábado, 19 de junho de 2010

ARTE: EXCELÊNCIA NA INTERLOCUÇÃO DOS PROCESSOS EMOCIONAIS E PSICOLÓGICOS.



A vida da humanidade está vinculada aos demais seres humanos, a sociedade contemporânea está condicionada a problemas e situações que prejudicam o convívio social, gerando situações adversas, que contribuem no aumento de novas doenças mentais e emocionais, devido ao alto nível de exigência social, no que diz respeito às relações afetivas, sociais, familiares e profissionais.
Vivemos no século das doenças emocionais e psicológicas ligadas à falta de coragem; a ausência de estímulos positivos, uma corrente de baixo-estima e sensação de fracasso se propaga por não atingirmos padrões estabelecidos pela mídia, pela sociedade, pela globalização. Isso tudo leva a frustração e ao sentimento de impotência frente a vida.
Neste contexto a arte como terapia é uma alternativa, sendo que a mesma interage nos processos como interlocutora entre objetivo e subjetivo, partindo deste paradigma de sociedade, ela contribui nas relações intrínsecas do sujeito. Visualizar estratégias que permitem modificações no modelo de sociedade atual; é permitir a construção de novos conceitos que possibilitem nortear os seres humanos para que se posicionem diante dos problemas que afligem a humanidade.
A produção plástica está intimamente relacionada às significações pessoais e o senso estético individual faz parte disto por estar presente no ser humano. Nestas condições é preciso um novo olhar em relação ao poder terapêutico da arte no entendimento da funcionalidade do organismo humano.
A arteterapia pode mediar, os processos de compreensão e interpretação das reações do corpo humano, que por vezes somatiza o que sentimos noscausando dores e doenças.
Os processos internos expressados através da arte melhoram as condições daqueles que a utilizam como linguagem, oportuniza do envolvimento e o contato com materiais nas diferentes expressões artísticas, sendo estes por vezes são responsáveis pela solução de problemas causadores de doenças.
Existem espaços doentes, ambientes que podem ser melhorados, por meio do contato com a arte, no ambiente hospitalar a arteterapia pode ser usada para melhorar a condição daqueles que ali se encontram oportunizando momentos de envolvimento e contato com a arte através de materiais utilizados nas diferentes expressões, aliviando e distraindo a atenção para outro foco que não a própria doença.

Nenhum comentário: